Se não for bem lavada, a camisa de time de futebol vai acumulando suor e sujeiras que ficam cada vez mais difíceis de eliminar. No entanto, como é uma peça delicada, é preciso ter alguns cuidados.
O mais importante é não lavar suas camisas de time a seco e não utilizar máquina de lavar e secadora. Esses métodos são mais agressivos e podem desbotar a camisa ou danificar seus detalhes. Além disso, não use alvejante, amaciante ou sabão em pó. A melhor opção é utilizar detergente ou sabão neutro.
• deixe a camisa de molho em uma bacia com água e detergente ou sabão neutro por no máximo duas horas;
• para remover manchas específicas, use um produto tira manchas e uma escova macia para esfregar com cuidado;
• enxágue a peça e faça movimentos suaves para garantir que todo o sabão seja removido;
• pendure a camisa em um cabide e a coloque para secar na sombra, em um local coberto e arejado.
Para não danificar ou desbotar sua peça, não a deixe de molho por muito tempo. Evite torcê-la para retirar a água e nunca a coloque para secar sob o sol.
Dependendo do tipo do tecido, o calor do ferro de passar pode queimar sua camisa de futebol, seja ela masculina, seja feminina, e derreter detalhes como número, nome e patrocínio. Por isso, o melhor é nunca usar o ferro de passar nesse tipo de peça.
Após lavar com cuidado, pendure a camisa em um cabide e deixe-a na sombra até secar totalmente. Assim, ela ficará lisinha e sem marcas, pronta para usar, sem correr o risco de ser danificada.
Caso você queira usar uma camisa de futebol que esteja amassada, é só esticá-la bem em um cabide e aguardar por cerca de uma hora. Os tecidos desse tipo de camisa costumam ser leves e desamassar facilmente.
Você também pode borrifar água ou produtos específicos que ajudam a desamassar tecidos de roupa no geral. Assim, você poderá montar seus looks com camisa de time masculina ainda mais rápido!
A melhor forma de guardar as camisas de time de futebol também costuma levantar muitas dúvidas. Isso porque o modo de armazenar esse tipo de roupa pode acabar danificando suas características originais e acelerando seu desgaste.
O mais indicado é pendurar as camisas em cabides de veludo, que aderem ao tecido das roupas e não deixam que elas escorreguem. Esse tipo de cabide conserva bem a forma da peça, sem deixar marcas ou deformar, garantindo que ela esteja sempre desamassada, pronta para o uso.
Evite guardar suas camisas de times internacionais ou nacionais dobradas. Além de deixar marcas, esse método de organização pode estragar detalhes de número, nome e patrocínio da peça.
Sempre deixe suas camisas em um local seco, coberto e ventilado, longe da luz e da umidade. Para evitar fungos, nunca guarde as camisas molhadas ou úmidas no guarda-roupa. Os fungos podem causar odores e deixar manchas difíceis de sair, que acabam danificando o produto.
Agora que você já sabe como lavar, desamassar e guardar suas camisas de time de futebol, pode colocar as dicas em prática para ter uma coleção bonita e conservada. Cuide das suas peças para levar as conquistas do seu time sempre com você!